Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Fazendas Verticais

Com o aumento desacerbado da população mundial é preciso tecnologia para aumentar os recursos em uma quantidade suficiente para manter a qualidade de vida desse contigente.
Já somos em 7 bilhões.
É notável  que a capacidade suporte de alguns recursos, como a água potável, não é suficiente para esse aumento populacional.
No entanto, outros recursos podem ser oferecidos em maior escala. As fazendas verticais favorecem os grandes centros urbanos, pelo fato de minimizarem a necessidade de transporte e o uso de grande espaço de solo.
A verticalização dessa prática favorece os lençóis freáticos e as valiosas bacias hidrográficas, pois não entrarão em contato com os agrotóxicos de possível prática nessas fazendas.
A vantagem também está na qualidade de vida, pois já pensou comprar as suas frutas e verduras que foram colhidas à pouco, sem ficar horas em caminhões ou centros de armazenamento?
A redução da emissão de gases pelo transporte e o aumento da flora urbana são pontos que só qualificam positivamente essa prática.
Países que não possuem terra fértil para a agricultura podem beneficiar-se com essa prática já que o sistema será todo fechado, com a ciclagem da água utilizada, compostagem de resíduos orgânicos para a adubação,  temperatura e umidade controladas, além da geração de energia renovável.
A imagem abaixo de Oliver Foster  ilustra bem as vantagens dessa  nova logística:
Fonte: http://www.odesign.com.au/Vertical-Farming.html

Gostou? Eu também.
Trago exemplos de projetos sob essa iniciativa.
Assista ao vídeo do professor Dickson Despommier, da Universidade de Columbia, e autor do livro The Vertical Farm.


As duas imagens seguintes são do Harvest Green Project, canadense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário